Home > FEB > Vida, um direito de todos

Vida, um direito de todos

“A criança-embrião é um ser vivo, e um ser vivo indefeso. O aborto é um delito difícil de ser classificado, porque a vítima está absolutamente incapaz de operar na própria defesa”. 
Emmanuel [1]

A leitura da obra O livro dos espíritos nos revela que a encarnação é uma das fases que o espírito percorre em busca de sua evolução, de acordo com as leis divinas, transcendentes ao tempo do homem na Terra. A vida suplanta o corpo físico.

Nossa sociedade procura atualizar as ações humanas em suas próprias leis, identificando nossos relacionamentos e interações, a fim de organizar o comportamento para uma melhor convivência entre aqueles que aqui estão e as futuras gerações. Todos nós que reencarnamos na Terra encaramos desafios e diversas provações que nos permitam alcançar o propósito e o entendimento das Leis de Deus. 

Vez ou outra, quando o debate retorna ao campo social, voltamos à reflexão de importantes questões no que compete ao aborto, à vida do embrião, e também sobre a vida da mãe: 

— Questão 358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?

“Há crime sempre que transgredis a Lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, pois isso impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

O aborto, quando provocado, trata-se de uma transgressão à lei de Deus e afeta diretamente a evolução de todos os envolvidos na ação — o embrião perde a oportunidade de cumprir com o propósito da encarnação, enquanto a equipe que auxiliou o aborto pode tornar mais penosa a sua situação futura, em outro estágio encarnatório.

— Questão 359. Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda?

“Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

Nem todo o aborto é provocado por vontade da mãe. Muitos podem também ocorrer de forma natural, como parte da história dos envolvidos. É necessário entendermos todos os casos e acolher as mães em desespero para que o aborto não seja entendido como saída dos problemas vivenciados em sua jornada. 

Independente do estágio em que se encontra, a vida não está restrita à matéria. Ela é um direito natural de todos e deve ser valorizada integralmente. 

Valorização da Vida

O respeito à vida tem sido objeto de trabalho ativo da Federação Espírita Brasileira que desde 1994 implantou a Campanha Em Defesa da Vida. Conheça os opúsculos e compartilhe conhecimento sobre os temas: aborto, drogas, eutanásia, suicídio, violência e violência animal. Acompanhe o site https://valorizcaodavida.febnet.org.br/

Clique aqui e baixe gratuitamente o opúsculo Em defesa da Vida. Aborto, diga não!

Momento FEB

Provocar o aborto é contra as leis de Deus? Acompanhe essa reflexão necessária em nosso Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.


NB [1]: XAVIER. F.C. Entrevistas. Pelo Espírito Emmanuel. São Paulo: IDE, 2015. 
NB [2]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-Livro-dos-Esp%C3%ADritos-Guillon-1.pdf


Opções de privacidade