Home > FEB > Reformador 140 anos | Cairbar Schutel

Reformador 140 anos | Cairbar Schutel

Fotografia em preto e branco publicada no periódico da Federação Espírita Brasileira, Reformador, de Cairbar Schutel. Cairbar é um homem com cerca de 40 anos, de pele bege clara, barba grisalha e cabelos escuros, usando terno e camisa de gola alta.

No início do século passado, em um tempo em que muitas associações e casas espíritas surgiam em todo país, uma cidade do interior de São Paulo se destacava na difusão do Espiritismo por meio de suas publicações: Matão. O responsável era o farmacêutico Cairbar Schutel, hoje reconhecido como um dos principais propagadores da Doutrina a partir da criação e continuidade de dois periódicos: O Clarim, iniciado em 1905 e a Revista Internacional do Espiritismo, a partir de 1925.  

Desde 1904, a coluna Assistência aos Necessitados em Reformador vem listando o nome de Schutel como um de seus apoiadores, além de diversas colaborações no meio editorial, como o texto Vida e trabalho, publicado na edição de 1º de setembro de 1918, em Reformador (ano 36, nº 17, p.280):  

“Lutar é viver, e viver é vencer a morte no combate sem tréguas com que a morte nos oprime. Quem luta trabalha: aciona a razão, purifica o sentimento! É desse esforço supremo que as almas nascem, crescem e se identificam com o ideal […]”. 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade