Home > Efemérides > Nascimento de Cairbar Schutel | 22 de setembro de 1868

Nascimento de Cairbar Schutel | 22 de setembro de 1868

Cairbar de Souza Schutel  (22 de setembro de 1896, Rio de Janeiro-RJ, 30 de janeiro de 1938, Matão-SP) foi um político, farmacêutico e filantropo, agente fundamental no desenvolvimento da cidade de Matão no estado de São Paulo. 

Em Matão era chamado de “Pai dos Pobres” por distribuir remédios gratuitamente para as pessoas carentes e por abrigar doentes dentro de casa. Reconhecido pelo seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, fundou, no dia 15 de julho de 1905, o Centro Espírita Amantes da Pobreza (atual Centro Espírita O Clarim), o primeiro da região.

“Senhor, sabemos que, como prometeste, continuas entre nós, não em matéria corruptível, mas em espírito vivificante, a selecionar as ovelhas do teu rebanho, deixando, à esquerda, as que parecem ovelhas, porém mais não são que lobos devoradores. Sentimos a força da tua grandeza e o poder do teu amor inesgotável!”

— Cairbar Schutel [1]. 

No mês seguinte, em 15 de agosto de 1905, fundou o jornal espírita O Clarim. Em 15 de fevereiro de 1925, com a colaboração de Luís Carlos de Oliveira Borges, lançou a Revista Internacional do Espiritismo, dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas. Ambos os periódicos continuam em circulação até os dias de hoje, representando exemplo vivo de luta e de persistência.  

Leia mais sobre sua história: Biografia de Cairbar Schutel.

Assista ao episódio da websérie Biografias da FEBtv apresentado por Aldenice Cousseiro

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

NB[1]: Schutel, C. Parábolas e ensinos de Jesus. 1. ed. Matão: Casa Editora O Clarim, 1928. Epístola a Jesus.

Opções de privacidade