Home > Efemérides > Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914

Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914

Ilustração e fotografia. No centro da tela: Herculano Pires, personalidade que nasceu nesta data. O autor está sentado no que parece ser seu escritório, a sua frente há uma mesa repleta de livros. A fotografia foi tirada enquanto Herculano fazia alguma anotação em um caderno. A imagem está sombreada em tons de rosa, mas é possível perceber que Herculano tem cor de pele bege clara, cabelo e bigode preto, usa óculos e aparenta ter cerca de 30 anos de idade. No centro da tela consta ainda uma parte textual, a frase: “Nascimento de Herculano Pires” e a data de nascimento do escritor “25/09/1914”. No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

José Herculano Pires (25 de setembro de 1914, Avaré-SP, 9 de março de 1979, São Paulo-SP) foi um educador, escritor, filósofo e jornalista brasileiro, responsável pelas traduções de alguns livros de Allan Kardec. 

Graduado em Filosofia em 1958 pela Universidade de São Paulo (USP), publicou a tese existencial: “O Ser e a Serenidade”. De 1959 a 1962, exerceu a cadeira de filosofia da educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. 

Foi membro titular do Instituto Brasileiro de Filosofia, seção de São Paulo, onde lecionou psicologia. Atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo de 1957 a 1959, sendo professor de Sociologia no curso de jornalismo ministrado pelo sindicato. 

Autor de 81 livros de Filosofia, Ensaios, Histórias, Psicologia, Pedagogia, Parapsicologia, Romances e Espiritismo, vários em parceria com Francisco Cândido Xavier, sendo a maioria inteiramente dedicada ao estudo e divulgação da Doutrina Espírita.

Em 1971, esteve como jornalista na bancada do programa Pinga-fogo (TV Tupi) entrevistando o médium mineiro. Até os dias atuais o programa é considerado um marco na história da televisão brasileira, devido ao recorde de 75% de audiência registrada para este tipo de formato. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Herculano Pires.

You may also like
Ilustração em tons de azul e amarelo com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Júlio César Leal, com cerca de 70 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1800. O texto diz:
Nascimento de Júlio César Leal | 6 de fevereiro de 1837
Ilustração em tons de rosa com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Francisco Peixoto Lins, com cerca de 50 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1900. O texto diz:
Nascimento de Francisco Peixoto Lins | 1º de fevereiro de 1905
Ilustração. Ao fundo, um céu em tons de rosa e lilás, com poucas nuvens, sobrepondo esse céu há duas fotografias de Bezerra de Menezes. Elas aparentam estar desaparecendo, impressão gerada pelos efeitos “fade-in” e “fade-out” que compõem a imagem. Na primeira foto, que mostra apenas seu busto, Bezerra aparece na parte central da imagem, aparenta ter entre 60 e 70 anos de idade, tem cabelo curto e grisalho, barba e bigode extensos e também grisalhos, está vestindo um terno preto, camiseta branca e uma gravata borboleta. Na segunda fotografia, Bezerra aparece no canto superior direito da tela, tem uma aparência mais jovem e está vestido em traje militar oficial do período. A imagem conta ainda com uma parte textual: o título “Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti”, em destaque, acompanhado da sua data de nascimento “29/08/1831”, no canto inferior direito da imagem está um breve resumo biográfico: “Bezerra de Menezes (1831-1900) foi uma pessoa multifacetada. Médico, cientista, romancista, jornalista e político são algumas das atribuições hoje reconhecidas de sua história.” No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.
Nascimento de Bezerra de Menezes | 29 de agosto de 1831

Opções de privacidade