Home > FEB > Além da Tela | De volta para o futuro 2

Além da Tela | De volta para o futuro 2

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé, centralizada, está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

O jovem Marty McFly mal havia regressado de uma aventura 30 anos ao passado e novamente é catapultado para uma nova jornada, desta vez para “consertar” o futuro. As viagens no espaço-tempo criadas pelo Doutor Brown são o cenário do filme De Volta para o Futuro 2 de 1985 para 2015. 

Desenvolvido pelo cineasta Robert Zemeckis e Bob Gale, o roteiro é desenvolvido entre a ficção científica e a comédia para contar uma história que, talvez, muitos ainda tenham se perguntado: e se fosse possível voltar no tempo e remendar algo do passado? Ou ainda, ir ao futuro para entender o que deve ser feito no presente?  

As perguntas são inerentes ao tempo e às religiões. Gerações fizeram e fazem estas indagações, e muitos continuarão a refletir sobre como as ações de hoje podem impactar as vivências no amanhã. Kardec expõe a dúvida sobre o passado, presente e o futuro nas questões 242 e 243 em O livro dos espíritos [1]:

242. Como é que os Espíritos têm conhecimento do passado? E esse conhecimento lhes é ilimitado? 
“O passado, quando com ele nos ocupamos, é presente. Verifica-se então, precisamente, o que se passa contigo quando recordas qualquer coisa que te impressionou no curso do teu exílio.”

243. E o futuro, os Espíritos o conhecem?
“Ainda isto depende da elevação que tenham conquistado. Muitas vezes, apenas o entreveem, porém, nem sempre lhes é permitido revelá-lo. Quando o veem, parece-lhes presente. À medida que se aproxima de Deus, tanto mais claramente o Espírito descortina o futuro. Depois da morte, a alma vê e apreende num golpe de vista suas passadas migrações, mas não pode ver o que Deus lhe reserva. Para que tal aconteça, preciso é que, ao cabo de múltiplas existências, se haja integrado nele.”

A crença nas múltiplas existências permite compreender que para o passado não é mais possível retornar, a não ser pela memória, já o futuro é ação construída, contínua. A sequência das aventuras do Doutor Brown e Marty McFly nos leva não apenas a uma viagem no tempo, mas a uma reflexão sobre o impacto de nossas escolhas. Um bom filme a todos. 

Serviço

De volta para o futuro 2 (1989)
Temática: comprometimento, passado e futuro, cuidado com o semelhante
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Lea Thompson.
Livre | Ficção Científica/Comédia | 1h48min
Disponível para assinantes Star +, Telecine, Amazon Prime, Apple Tv e Youtube Premium

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. 


Opções de privacidade