Home > FEB > Reformador 140 anos | Zamenhof e o Esperanto

Reformador 140 anos | Zamenhof e o Esperanto

Recorte do periódico Reformador, ano 58, edição 2, publicado em 1940 com o texto A missão do Esperanto pelo Espírito Emmanuel, com psicografia de Chico Xavier, que diz:

O Esperanto é uma língua neutra e universal criada no século 19 por Luiz Lázaro Zamenhof (1859-1917) com o propósito de conectar pessoas a partir de uma comunicação sem fronteiras, unindo elementos de vários idiomas. 

Zamenhof era polonês, falante de vários idiomas. Seus estudos para a formatação da língua datam de 1878 e, nos anos seguintes, ampliou o seu uso promovendo encontros e congressos por onde passava. Em 1909, foi registrada a primeira menção em Reformador (edição 4, ano 27), após o congresso realizado em São Paulo. 

Em fevereiro de 1940 (Reformador, edição 2, ano 58), a partir da psicografia de Chico Xavier, Emmanuel nos revela a real missão do Esperanto nas páginas do periódico:

“[…] o Esperanto não vem destruir as línguas utilizadas no mundo, para o intercâmbio dos pensamentos. A sua missão é superior, é a da união e da fraternidade rumo à unidade universalista. Seus princípios são os de concórdia e seus apóstolos são igualmente companheiros de quantos se sacrificam pelo ideal divino da solidariedade humana…”

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade