Home > Efemérides > Nascimento de Júlio César Leal | 6 de fevereiro de 1837

Nascimento de Júlio César Leal | 6 de fevereiro de 1837

Ilustração em tons de azul e amarelo com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Júlio César Leal, com cerca de 70 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1800. O texto diz:

Júlio César Leal (6 de fevereiro de 1837, Bahia, 22 de novembro de 1897, Rio de Janeiro) lançou a primeira obra em versos para a difusão da Doutrina Espírita no Brasil em 1869. Intitulava-se: “O Espiritismo – Meditações Poéticas sobre o Mundo Invisível”, acompanhadas de uma evocação. Entre as obras espíritas por ele escritas, destacam-se: Compêndio de Filosofia Moral (1872); e Evangelho dos Espíritos.

Foi jornalista, poeta, romancista, teatrólogo e um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil. Atuou na Assistência aos Necessitados da Federação Espírita Brasileira, que então funcionava no Rio de Janeiro, ali desenvolvendo, junto a outros companheiros, amplos serviços de socorro a enfermos do corpo e da alma. 

Como jornalista, trabalhou no Jornal de Penedo, do qual foi fundador em 1871, o Jornal das Alagoas, órgão político e noticioso de Maceió, o Jornal do Comércio e a Gazeta de Notícias, ambos de Porto Alegre, o Jornal do Povo, da Bahia etc. 

Escreveu oito peças dramáticas, e como que previu — segundo declara Pedro Calmon em sua História da Literatura Bahiana — a guerra dos Canudos no seu drama Antônio Maciel, o Conselheiro (1858). Tornou-se membro do Conservatório Dramático da Bahia, instalado na cidade de Salvador, em 1857, pelo Dr. Agrário de Souza Menezes.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Júlio César Leal.

You may also like
Ilustração em tons de rosa com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Francisco Peixoto Lins, com cerca de 50 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1900. O texto diz:
Nascimento de Francisco Peixoto Lins | 1º de fevereiro de 1905
Ilustração e fotografia. No centro da tela: Herculano Pires, personalidade que nasceu nesta data. O autor está sentado no que parece ser seu escritório, a sua frente há uma mesa repleta de livros. A fotografia foi tirada enquanto Herculano fazia alguma anotação em um caderno. A imagem está sombreada em tons de rosa, mas é possível perceber que Herculano tem cor de pele bege clara, cabelo e bigode preto, usa óculos e aparenta ter cerca de 30 anos de idade. No centro da tela consta ainda uma parte textual, a frase: “Nascimento de Herculano Pires” e a data de nascimento do escritor “25/09/1914”. No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.
Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914
Ilustração. Ao fundo, um céu em tons de rosa e lilás, com poucas nuvens, sobrepondo esse céu há duas fotografias de Bezerra de Menezes. Elas aparentam estar desaparecendo, impressão gerada pelos efeitos “fade-in” e “fade-out” que compõem a imagem. Na primeira foto, que mostra apenas seu busto, Bezerra aparece na parte central da imagem, aparenta ter entre 60 e 70 anos de idade, tem cabelo curto e grisalho, barba e bigode extensos e também grisalhos, está vestindo um terno preto, camiseta branca e uma gravata borboleta. Na segunda fotografia, Bezerra aparece no canto superior direito da tela, tem uma aparência mais jovem e está vestido em traje militar oficial do período. A imagem conta ainda com uma parte textual: o título “Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti”, em destaque, acompanhado da sua data de nascimento “29/08/1831”, no canto inferior direito da imagem está um breve resumo biográfico: “Bezerra de Menezes (1831-1900) foi uma pessoa multifacetada. Médico, cientista, romancista, jornalista e político são algumas das atribuições hoje reconhecidas de sua história.” No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.
Nascimento de Bezerra de Menezes | 29 de agosto de 1831

Opções de privacidade