Home > Efemérides > Nascimento de Bezerra de Menezes | 29 de agosto de 1831

Nascimento de Bezerra de Menezes | 29 de agosto de 1831

Ilustração. Ao fundo, um céu em tons de rosa e lilás, com poucas nuvens, sobrepondo esse céu há duas fotografias de Bezerra de Menezes. Elas aparentam estar desaparecendo, impressão gerada pelos efeitos “fade-in” e “fade-out” que compõem a imagem. Na primeira foto, que mostra apenas seu busto, Bezerra aparece na parte central da imagem, aparenta ter entre 60 e 70 anos de idade, tem cabelo curto e grisalho, barba e bigode extensos e também grisalhos, está vestindo um terno preto, camiseta branca e uma gravata borboleta. Na segunda fotografia, Bezerra aparece no canto superior direito da tela, tem uma aparência mais jovem e está vestido em traje militar oficial do período. A imagem conta ainda com uma parte textual: o título “Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti”, em destaque, acompanhado da sua data de nascimento “29/08/1831”, no canto inferior direito da imagem está um breve resumo biográfico: “Bezerra de Menezes (1831-1900) foi uma pessoa multifacetada. Médico, cientista, romancista, jornalista e político são algumas das atribuições hoje reconhecidas de sua história.” No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (29 de agosto de 1831, Riacho do Sangue-CE, 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro-RJ), foi um grande expoente da Doutrina Espírita no Brasil do século XIX. Médico, jornalista e político, sendo parlamentar na Câmara dos Deputados por 30 anos, Bezerra de Menezes trabalhou em benefício dos mais necessitados, recebendo o título de “médico dos pobres”. 

O Espiritismo já vinha atraindo multidões, quando em 1875, foi oferecido a Bezerra de Menezes um exemplar da primeira tradução de O livro dos espíritos em português, entregue por seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos, que se ocultou sob o pseudônimo de Fortúnio.

Foram palavras do próprio Bezerra de Menezes, ao proceder a leitura da obra: 

“Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.

Desenvolveu diversos trabalhos em prol da união e da liberdade dos estudiosos da Doutrina Espírita, atuando como presidente da Federação Espírita Brasileira por duas ocasiões, em 1890 e em 1895 até sua desencarnação, em 11 de abril de 1900.

Em 15 de dezembro de 2021, foi aprovada em votação simbólica no plenário do Senado Federal a inclusão de Bezerra de Menezes no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A tramitação seguiu para a Câmara dos Deputados. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Adolfo Bezerra de Menezes 

Galeria

Clique para ampliar

Conheça mais sobre a trajetória de Bezerra de Menezes em áudio e vídeo:

 

 

You may also like
Ilustração em tons de azul e amarelo com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Júlio César Leal, com cerca de 70 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1800. O texto diz:
Nascimento de Júlio César Leal | 6 de fevereiro de 1837
Ilustração em tons de rosa com a imagem de um homem à frente e um texto à esquerda. O homem é Francisco Peixoto Lins, com cerca de 50 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1900. O texto diz:
Nascimento de Francisco Peixoto Lins | 1º de fevereiro de 1905
Ilustração e fotografia. No centro da tela: Herculano Pires, personalidade que nasceu nesta data. O autor está sentado no que parece ser seu escritório, a sua frente há uma mesa repleta de livros. A fotografia foi tirada enquanto Herculano fazia alguma anotação em um caderno. A imagem está sombreada em tons de rosa, mas é possível perceber que Herculano tem cor de pele bege clara, cabelo e bigode preto, usa óculos e aparenta ter cerca de 30 anos de idade. No centro da tela consta ainda uma parte textual, a frase: “Nascimento de Herculano Pires” e a data de nascimento do escritor “25/09/1914”. No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.
Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914

Opções de privacidade