Home > Efemérides > Dia Internacional da Mulher | 8 de Março

Dia Internacional da Mulher | 8 de Março

Ilustração. Em um fundo em tons de roxo e rosa aparece a fotografia do busto de uma mulher, ela tem cor de pele marrom média, cabelos escuros e cacheados, veste uma camiseta jeans na cor laranja e segura um celular, ela está sorrindo. Também na tela aparece uma flor nos tons de rosa e vermelho, sobrepondo-a está escrito a palavra mulher, em conjunto com outra parte textual, formando a frase “Feliz Dia Internacional da Mulher”. Abaixo, um trecho retirado da obra “O problema do ser, do destino e da dor” de Léon Denis, que traz: “É pelo aperfeiçoamento moral e social e pela sólida educação da mulher que a Humanidade se há de levantar.” No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Oficialmente, as Nações Unidas começaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março no ano de 1975, para promover a reflexão e avanço de novas perspectivas para as mulheres na sociedade. De acordo com a organização internacional, a data é usada em diferentes partes do globo antes de 1911, com origem em movimentos operários das mulheres, principal mão de obra das fábricas entre o final do século XIX e início do século XX. 

A pauta era a busca por dignidade no ambiente de trabalho para todos e que se estendeu ao direito ao voto e a equidade de gênero em todos os espaços. A marcha de 1908 em Nova York, a greve geral na Rússia em 1917 e diversos congressos ao longo dos anos seguintes foram alguns dos exemplos de movimentos que ampliaram a discussão na sociedade. 

E com as palavras de Léon Denis, oferecemos a homenagem da FEB para todas as mulheres. 

“É pelo aperfeiçoamento moral e social e pela sólida educação da mulher que a Humanidade se há de levantar.”

 

DENIS, L. O problema do ser, do destino e da dor. 32. ed. Brasília: FEB, 2022. Cap.13, p. 165. As vidas sucessivas. A reencarnação e suas leis


Opções de privacidade