Home > Efemérides > Nascimento de Zilda Gama | 11 de março de 1878

Nascimento de Zilda Gama | 11 de março de 1878

Ilustração. Ao fundo, a imagem de um céu com muitas nuvens, em tons de azul, branco e lilás. Em sobreposição aparece uma imagem em preto e branco do busto de Zilda Gama. Zilda tem cor de pele bege clara, está com o cabelo preso e aparenta ter cerca de 40 anos na fotografia. Ainda na tela, escrito em destaque, aparece o nome “Zilda Gama” e a data de seu nascimento “11/03/1878”. Abaixo consta a informação acerca de sua vida: “Zilda Gama (1878-1969) teve uma jornada terrena de perdas, mas manteve-se no caminho do bem com sua trajetória na mediunidade.” No rodapé da imagem aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Zilda Gama (11 de março de 1878, Juiz de Fora-MG, 10 de janeiro de 1969, Rio de Janeiro-RJ) teve uma jornada terrena de dificuldades e perdas, mas manteve-se no caminho do bem com sua trajetória na mediunidade. 

A partir de 1901, entes queridos começam a deixar os laços da vida corpórea. Primeiro sua irmã mais velha, a poetisa e violinista Maria Antonieta Gama. Aos 24 anos, em 1903, seus pais desencarnaram, a deixando a encargo da criação de outros cinco irmãos mais jovens. 

Por volta de 1912, Zilda Gama já era adepta da Doutrina Espírita, “embora não ostensivamente”, como ela própria declara no prefácio de Na Sombra e na Luz. No mesmo ano, por meio de psicografia, começou a comunicação com seu falecido pai e depois, com a irmã, Maria Antonieta. 

Zilda tinha pouco mais de trinta anos quando começou a receber mensagens de Allan Kardec. Era o ano de 1912, quando o codificador da Doutrina dos Espíritos esteve no papel de orientador de seu trabalho espiritual. 

“— Intensa foi a minha emoção, que me sensibilizou até às lágrimas, […]. Ele ponderou sobre a responsabilidade dessa missão espiritual; prometeu coadjuvar-me para que eu a executasse satisfatoriamente, terminando, com austeridade, a sua inolvidável mensagem datada de 27 de dezembro de 1912: 

Sobre tua fronte está suspenso um raio luminoso, que te guiará através de todas as dificuldades, de todos os obstáculos, e será a tua glória ou tua condenação — conforme o desempenho que deres aos teus encargos psíquicos.

Allan Kardec.”

Zilda Gama: médium exemplar. In: Reformador, Rio de Janeiro, ano 87, n. 4, abr. 1969. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/revreform/28149 

Foram quinze anos de contribuição, reunidos no livro Diário dos invisíveis (PENSAMENTO, 1929). A partir do ano de 1916 começou a jornada dos romances espirituais, passando a psicografar os livros ditados pelo Espírito Victor Hugo, sendo resultado desta parceria as obras Na Sombra e na Luz, Do Calvário ao Infinito, Redenção, Dor Suprema e Almas Crucificadas

Em sua carreira na área de educação, exerceu o magistério e a direção de Grupos de Escolares no interior até a transferência para Belo Horizonte. Em 1931, no 1° Congresso Feminino presidido pela doutora Elvira Komel, Zilda apresentou uma tese sobre o direito ao voto das mulheres.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Zilda Gama

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

Assista ao programa A Força do Espiritismo transmitido em parceria com a FEBtv sobre a vida e obra de Zilda Gama. 


Opções de privacidade