Home > FEB > Você sabia? | Aparência dos espíritos

Você sabia? | Aparência dos espíritos

Ilustração. Em um fundo escuro surge uma o corpo de uma mulher sem nitidez, quase fantasmagórica, envolta de nuvens em vários tons de azul. Na parte superior da tela surge o título: “Você sabia?”, seguida de uma pergunta de Allan Kardec respondida pelo espírito de São Luis, publicada na

Como é que os Espíritos aparecem com as roupas que usavam na Terra? 
“Delas muitas vezes só têm a aparência. Aliás, quantos fenômenos sem solução não tendes entre vós? Como pode o vento, que é impalpável, arrancar e quebrar árvores, que são compostas de matéria sólida?”
— São Luís [1]

Nas edições da Revista Espírita de maio e junho de 1858, Kardec publica a primeira e segunda parte do artigo Teoria das Manifestações Físicas, um compilado de perguntas respondidas pelo Espírito São Luís. As roupas, assim como a aparência, são manipulações do fluido cósmico universal operados pelo Espírito, combinados com o do médium. Esta resposta é apresentada na primeira questão do segundo artigo:

“Ele combina uma parte do fluido universal com o fluido que o médium libera, próprio a esse efeito. À sua vontade, esse fluído toma a forma que o Espírito deseja; mas em geral a forma é impalpável.”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 
Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 1, jun. 1858. Teoria das manifestações físicas (segundo artigo). Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014.


Opções de privacidade