Home > FEB > Momento FEB | O Codificador

Momento FEB | O Codificador

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul escura com desenhos e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Professor Rivail, o Allan Kardec. Venha conosco conhecer um pouco mais sobre o Codificador em nosso Momento FEB.

 

Mesmo que tentássemos resumir os feitos, contribuição e abnegação do senhor Hippolyte Léon Denizard Rivail, nosso Allan Kardec, seria ainda insuficiente para traduzir o seu trabalho, para todos os homens, enquanto educador, quanto para o Espiritismo como codificador. 

Dedicado discípulo do professor Pestalozzi, se empenhou à educação e à pesquisa, se tornando membro da sociedade europeia erudita de sua época.

Com olhar aguçado, aprendia e ensinava, compartilhando conhecimento e visão interessada sobre o mundo. Fundou em sua casa cursos gratuitos de química, física e astronomia, escrevendo diversos livros sobre educação. 

Por volta de 1855, fenômenos extra-físicos permeavam todo o continente. Com seus conhecimentos sobre metodologia de pesquisa, Rivail se entregou a observar esses fenômenos, constatando o princípio de novas leis naturais. 

Com o pseudônimo de Allan Kardec, passa a ser então o codificador. Foram anos desafiadores de pioneirismo, de desbravamento e de dedicação ao bem, a fim de intermediar a revelação da Verdade e da Consolação, que haveria de acolher os carentes de luz espiritual nos dois planos da vida, o físico e o extra-físico.  

O Espiritismo passa a ser a chave para esclarecer questionamentos. 

Dois anos de estudo, pesquisas e sérios métodos o levaram à codificação das mensagens ditadas pelos espíritos, reunindo vasto conteúdo de perguntas e respostas. Surgiu assim O livro dos espíritos

Em 1869, aos 64 anos, após superar diversos desafios e críticas, desencarnou como viveu: trabalhando. Allan Kardec estava eternizado em sua obra vasta, séria e inquestionável.

Nossa gratidão a Kardec.

E você, já conhece a biografia de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo?


Opções de privacidade